Desabafos e desencantos do mundo moderno
2006-03-31
2006-03-30
Diana Mendonça
Para quem não conhece nasceu em 1980 e é autora de livros (de receitas) premiados. Mais precisamente, 3 prémios internacionais. Até aqui nada de novo, excepto se pensarmos que há 6 anos, Diana Mendonça não sabia estrelar um ovo...
Ferreira do Alentejo
E agora apresento-vos um dos únicos relvados recomendados pela UEFA e pela FIFA, com duas estrelas. Leram bem, duas estrelas! (para quem não sabe é uma coisa rara) Não é na Alemanha, não é na Ásia, mas sim em plena região do Alentejo.
O relvado é tão bom que, imagine-se, poderia receber um jogo da Liga dos Campeões. Digo, poderia, porque não pode. Faltam as outras infraestruturas como balneários, bancada, etc.
Uma boa obra à portuguesa que dispensa quaisquer comentários. Ao que parece o relvado ficou tão caro que não houve dinheiro para mais.
Palavras para quê?
Hat-Trick e Manager League
Ralhas com o Koeman e trocavas o Beto pelo Karagounis? Sabes de uma táctica ganhadora que queres pôr à prova? Tens um Mourinho dentro de ti pronto a soltar-se? Então este post é para ti. Dois jogos online (grátis, o que é sempre bom!) para treinares a tua equipa e com ela subires de divisão até seres campeão nacional. Podes também construir o teu estádio, despedir jogadores, etc.
Hat-Trick
Manager League
Para aquelas horas do dia...
Liga dos últimos
Os nossos canais de televisão são por vezes medíocres, mesquinhos e desrespeitam quase sempre o telespectador. Num negócio de milhões quem manda é o lucro fácil, as audiências e o que se mostra é a imagem mais impressionante, muitas vezes em detrimento da sua utilidade para a notícia. Mas em todos os desertos há oásis. E de vez em quando, aparece um bom programa que dá gosto ver. Para quem não vê a RTPN aconselho vivamente a Liga dos Últimos. Dá gosto conhecer os meandros do futebol distrital que, para quem o viveu, se revê em muitos aspectos. Para quem não conhece, fica a saber que muitas vezes há pessoas capazes de fazer de treinador, massagistas, marcadores de campo, lavadores de roupa, motoristas e outras coisas mais.
«Porque os últimos são sempre os primeiros» - Liga dos últimos - RTPN
2006-03-28
Bom português: tráfico vs tráfego
“Tráfico” e “tráfego” são palavras com origem no italiano “traffico” e encontram-se registadas, segundo os dicionários etimológicos, desde o século XV e XVI. O sentido original remete, pois, para “circulação / troca de objectos ou mercadorias”. É evidente que a primeira segue de modo mais erudito a forma original, enquanto a segunda, divergente daquela, manifesta a adaptação à nossa língua, isto é, sonorização da consoante inicial, em posição intervocálica, da última sílaba, com a transformação da vogal anterior.
Actualmente, cada uma segue numa direcção específica. Deste modo, “tráfico”, que os dicionários registam como “troca de mercadorias; comércio; negócio” e mesmo “conjunto de veículos que circulam numa via de comunicação; circulação de veículos”, é frequentemente tomada em sentido pejorativo, como “comércio ou negócio ilícito” (e disso são exemplos as expressões: “tráfico de droga” ou “tráfico de influências”), tornando assim possíveis “traficar” e “traficância”. Já no caso de “tráfego”, ela é a forma preferida para “transporte de mercadorias; comércio; trato mercantil” e para “conjunto dos veículos, passageiros e mercadorias que circulam numa via de comunicação”, podendo, no entanto, ganhar conotação sociológica ou abstracta (“trabalho; afã; convivência; trato social”). Acrescentamos que “trafegar” quer dizer “negociar” e também “trabalhar muito; lidar”, do que resulta o curioso regionalismo “tráfega” (“afã; lida; azáfama”).
in www.expresso.pt
Deixa andar...
O «deixa-andar» lusitano tem destas coisas. Às vezes acontecem coisas para as quais não estamos preparados e com as quais nunca nos preocupamos, até chegar o último dia. Parece-me que, em grande parte, foi o que aconteceu aos imigrantes no Canadá. Mudaram de país mas continuaram a ser portugueses e a não se importarem com a sua situação. Senão, como é possível que pessoas que lá estavam há mais de 10 anos, se nunca tivessem legalizado? Acredito também que haja pessoas que o tenham tentado sem sucesso. Mas então, preferiam lá estar ilegalmente? Enfim, deixa andar...
2006-03-27
Pensamento do dia
«Aquele que é activo como uma abelha, forte como um touro, trabalha que nem um cavalo e que ao fim da tarde se sente cansado que nem um cão deveria consultar um veterinário porque é bem possível que seja burro.»
2006-03-07
2006-03-01
Anedota premiada...
George W. Bush e Tony Blair estão num jantar na Casa Branca.
Um dos convidados aproxima-se deles e pergunta-lhes:
- Sobre o que estão a conversar de forma tão animada?
- Estamos a fazer planos para a terceira Guerra Mundial, diz Bush.
- "Uau!", diz o convidado. E quais são esses planos?
- Vamos matar 14 milhões de muçulmanos e 1 dentista, responde Bush.
O convidado parece confundido e pergunta:
- Um... dentista? Porque é que vão matar um dentista?
Blair dá uma palmada nas costas de Bush e exclama:
- Não te disse? Não te disse? Ninguém irá perguntar pelos muçulmanos.