2005-01-31

Portugal e o tabaco

Já é sabido que o nosso país é atrasado em muitas coisas. Como é típico de todos os governos cobardes que temos, a proibição de fumar em locais públicos não vai para a frente porque algumas pessoas importantes acham que, imagine-se, a lei não vai ser cumprida. Oxalá pensem do mesmo modo quando resolverem aumentar as multas com o novo código da estrada.

Sabendo que até em países como o Uganda já é proibido fumar, sabe-se hoje, que Cuba, a capital do charuto, aderiu à propaganda mundial contra o tabaco e declarou interditos todos os locais públicos a fumadores. Repito Cuba, a capital do charuto.

Claro que as pressões dos lobbys como da restauração são importantes. Dizem que vão ser menos frequentados. Pois pasmem-se com a estatística de outros países que dizem que os restaurantes aumentaram a sua clientela porque as pessoas começaram a frequentá-los mais, visto serem um ambiente agora saudável.

Felicito o primeiro bar que abriu em Castelo Branco que proibe todo o tipo de fumo. Obviamente que não há legislação nenhuma que os apoie mas é de louvar a iniciativa. E acho que os portugueses haviam de começar a seguir o exemplo. Face à falta de legislação, criarem as suas próprias regras. Mas cuidado, daqui até à anarquia, falta muito pouco. E não digam que a culpa é do povo.

Cá para mim, há muitos deputados que fumam e querem continuar a fazê-lo. Simplesmente isso. Mas pelo menos assumam...