2005-02-14

O meu dever de voto

Gostava muito de ir votar mas em princípio não vou estar em casa. O que me levanta uma dúvida. Num país onde quase todas as contas são pagas por internet ou Multibanco, inclusivé ao Estado, porque raio sou obrigado a votar em casa? Num país onde se pode comprar tudo sem sair de casa, porque posso votar apenas num sítio? Ou a abstenção interessa a alguém? Se calhar os votos da abstenção não interessam a quem governa...porque poderiam não ser eles a governar!? Depois venham com tretas e anúncios de que não há euro, de que não vamos para a praia, etc. «Qual vai ser a sua desculpa?», perguntam eles. E eu respondo. Em princípio não poderei votar porque não vou estar em casa. E sinceramente não estou com vontade nenhuma de ficar, principalmente quando vejo a classe, ou a falta dela, em qualquer das campanhas dos nossos partidos.
Provavelmente só poderemos votar pela Internet quando os EUA já o fizerem há 30 anos. Não é esse mesmo o nosso atraso? Eu corrijo. Não é o nosso, é o vosso! De quem governa!