2005-05-13

Diferença entre europeu e português

De vez em quando sinto-me triste por não me sentir europeu. Cada vez que olho para um jardim ou está sujo com papéis e pacotes de batata frita, com iogurtes e guardanapos amarfalhados, ou a relva está por cortar. Esta é uma das diferenças entre viver na Europa e viver em Portugal. Outra, é aquela que vou contar.

Na Europa:
Reza a história que um amigo nosso português estava a trabalhar numa empresa na Suécia e todos os dias ía à boleia com um rapaz sueco. Todos os dias também, eles faziam o mesmo percurso com 30 minutos de antecedência da sua hora de entrada e todos os dias deixavam o carro ainda muito longe da empresa, tendo lugar à porta.
Um dia, o nosso amigo português resolveu perguntar-lhe porque é que ele, tendo lugar à porta, estacionava o carro tão longe da entrada, tendo eles que fazer o resto a pé. Ao que o sueco respondeu:
- Sabes, como nós vimos cedo temos tempo de andar a pé e chegar a horas ao trabalho. Há colegas nossos que vão chegar em cima da hora e esses sim, vão precisar de pôr o carro perto da entrada para não chegar atrasados.
Escusado será dizer que o nosso amigo português deve ter ficado extremamente «admirado» com tal mentalidade.

Em Portugal:
Ontem, tinha estacionado eu o meu carrinho, quando vejo um senhor que chegava juntamente com a sua senhora, e arrumou o carro de maneira a ocupar dois lugares mesmo à porta de um supermercado. Obviamente que aquilo me repugnou, porque o achei dono de uma mentalidade tão retardada, mas nada fiz porque não era nada comigo. Nisto, chega um outro rapaz que quer estacionar e lhe pede:
- Olhe, podia arrumar melhor o carro, para estacionar aí também o meu!?
O senhor que tinha o carro mal estacionado entra no carro e volta a sair, mal humorado e pergunta:
- Então mas agora vai-me obrigar a tirar o carro daqui (desrespeitando completamente a linha delimitadora de estacionamento) só para você pôr aqui o seu?
Ao que o outro respondeu:
- Não, deixe estar! Não vale a pena.
Arrancou e foi estacionar noutro lado.

Sem comentários...